LIÇÕES DA MELANCIA
Durante uma viagem, parei para “fazer uma boquinha” na lanchonete de uma rodoviária. Uma fatia de melancia chamou minha atenção; fiz meu pedido e comi a melancia de imediato. A fruta estava tão
gostosa que pedi ao garçom para secar algumas sementes, pois queria plantá-las no quintal de casa.
Naquela noite tive uma ideia—usar a melancia como ilustração em uma mensagem. Na manhã seguinte, ao chegar à minha casa, pesei as sementes e descobri que para obter um quilo eu precisaria de mais de quatro mil sementes. Estimando o peso da melancia que havia comido, fiz alguns cálculos.
Algumas semanas antes, alguém desconhecido havia plantado uma pequena semente na terra. Sob a força do sol e da chuva, aquela pequena semente de melancia se despiu de sua capa e pôs-se a trabalhar. Ela se multiplicou mais de trinta mil vezes e forçou aquele peso enorme através de um caule finíssimo, e deu vida a uma melancia. Ela cobriu seu exterior com uma capa verde, e criou um círculo branco em seu interior, e no meio desse círculo, uma massa vermelha. A seguir, pequenas sementes se espalharam pela massa vermelha, cada uma delas tendo a capacidade de realizar a mesma tarefarepetidamente.
Quem foi o arquiteto que desenhou esse projeto? Onde aquela pequenina semente de melancia conseguiu sua tremenda força? Onde conseguiu seu sabor e coloração? Como a semente criou uma melancia?
A não ser que você consiga explicar o mistério da melancia, não se aventure a limitar o poder do Altíssimo ou a dizer o que ele fará ou como fará. Nem a pessoa mais inteligente deste mundo consegue explicar o caso da melancia, porém o mais iletrado deste mundo pode comer uma melancia e deliciar-se com ela.
Deus nos deu tudo o que precisamos, e nos deu o conhecimento necessário para usar todas essas coisas. Aceitar a verdade que Deus nos revelou é infinitamente mais importante para nosso bem-estar do que entender os mistérios que ele preferiu manter ocultos de nós.
Acontece o mesmo com o cristianismo.
Se alguém me perguntar se entendo tudo o que está na Bíblia, responderei que não. Hoje eu entendo algumas coisas que não entendia há dez anos; e se viver mais dez anos, espero que algumas coisas que me são obscuras hoje se tornem bem claras.
Existe algo bem mais importante do que entender tudo o que está na Bíblia. Se apenas tentarmos seguir aquilo que compreendemos, não teremos tempo para nos preocupar com as coisas que não compreendemos.
(William Jennings Bryan)