Nova York fecha 40 igrejas católicas
por falta de frequentadores
Em uma iniciativa inédita, a paróquia de Nova York fechou 40 igrejas menos de dois meses antes da chegada do Papa Francisco aos Estados Unidos. A medida foi tomada na última sexta-feira (31) e considerada arbitrária por padres e fiéis locais, que enviaram apelo ao Vaticano na esperança de reverter os fechamentos.
A decisão do cardeal Timothy Dolan foi justificada pela queda expressiva do número de frequentadores, que também fundiu outras igrejas que estavam esvaziadas. Ele justificou a decisão em uma carta aberta, que diz ser impossível "gastar energia com estruturas que não estão funcionando".
Segundo dados oficiais da Igreja Católica, em 1965, a Igreja Católica americana possuía quase 59 mil padres, que hoje não passam de 38 mil. Da mesma forma, os frequentadores da igreja caíram expressivamente: em 65 eram um quarto da população e hoje caíram para menos de um quinto.
A viagem do Papa Francisco ao país está marcada para 22 de setembro, onde discursará na Assembleia Geral da ONU e ministrará uma missa no Madison Square Garden.
Fonte:
R7noticias: http://noticias.r7.com/internacional/antes-da-visita-do-papa-nova-york-fecha-40-igrejas-catolicas-por-falta-de-frequentadores-05082015