Tema: APRENDENDO COM A IGREJA PRIMITIVA
Texto: At. 16.6-10
- E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
- E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não o permitiu.
- E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
- E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
- E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Introdução:
O livro de atos, é chamado de Atos dos apóstolos, por ser ele um relato ou registro de tudo quanto os apóstolos fizeram. Nesse livro está toda a história da igreja primitiva. E se nós da igreja contemporânea, tomarmos essa história, se estudarmos com cuidado todas as esperiencias vivida pelos irmãos primitivos podemos aprender muitas coisas.
Conhecendo a história da igreja dos tempos apostólicos, chegamos a conclusão amados, que precisamos voltar às nossas origens.
Com base no texto acima, podemos destacar algumas lições importantes para os dias atuais:
1. Submissão ao Espirito Santo. (v 6-8)
O texto afirma, que os apóstolos, foram impedidos pelo Espirito Santo, de anunciar o a Palavra na Ásia.
Amados há coisas que Deus faz, há coisas que Ele nos permite fazer, e há outras que Ele nos impede de fazer” o que ele faz, ou os permite fazer ou ainda nos impede de fazer, ainda que n]ao entendamos, devemos aceitar sem questionar de Deus o porquê;
Os discípulos queriam pregar a Palavra de Deus, ele tinham como meta alcançar as pessoas na província da Galácia, mas o Espirito Santo os impediu.
O porquê, está nos desígnos de Deus. Há coisas que Deus simplesmente faz, ele não precisa de nos dá satisfação. Entretanto se formos submissos, a sua vontade, se deixarmos que ele seja Deus em nossas vidas, vamos entender ainda que não no momento mais adiante vamos entender que os seu propósito é o melhor pra nós.
Submissão ao Espirito Santo, portanto, é a primeira lição que aprendemos nesse texto.
- Visão de Deus. (v 9)
A segunda lição que aprendemos, nesse texto, é a necessidade de termos uma visão maior de Deus. Amados, quanto próximos de Deus estamos, maior é a visão que temos dEle. Quanto mais submissos a Ele maior também é a nossa visão.
O texto nos diz que depois de tentarem ir para a região da galácia, depois tentaram ir para Bitinia, depois que chegaram em Trôade, ele tiveram a visão. Só depois que entenderam que era o espirito santo que os impediam de prosseguir viagem, é eu tiveram a visão.
Olha irmão, Deus quer nos dar visão. A Bíblia declara e eu creio, que deus nada faz sem revelar os seus segredos a seus servos. Então se formos submissos a vontade soberana de deus ele nos nos dá visão e nos revela a seus propósitos.
- Prontidão e atender o chamado (v 10)
Na visão que Paulo teve, ele viu um homem, que clamava: Passa a Macedonia e ajuda-nos. E aqui está amados, a terceira lição que prendemos nesse texto. A vidão que pulo teve, mostrava exatamente qual era o proposito de Deus para a sua vida.
- Deus não permitiu que fossem para a Galácia, não permitiu que fossem a Bítinia, nem permitiu que ficassem em Trôade. O propósito de deus era alcançar a macedônia. Amados a Macedônia, hoje pode representar:
- o seu vizinho, a sua rua os moradores das ruas próximo a sua casa;
- a nossa cidade, o nosso estado, o nosso pais, ou quem sabe outros países mais longínquos.
Esse clamor, é o clamor das pessoas que pedem ajuda, esse clamor, é o clamor dos famintos, é o clamor dos desabrigados, é o clamor do homem sem Cristo, e sem Salvação. De maneira que não basta termos visão. Precisamos ter audição, para ouvir esse clamor, e não basta ver e ouvir, é preciso ter prontidão em atender o chamado de Deus.
Conclusão:
Que o Senhor nos ajude a sermos sensíveis com a necessidade dos outros. Que tenhamos um pronto relacionamento com Deus de maneira que possamos ser submissos a sua vontade, que tenhamos uma visão maior, mais abrangente de Deus e da necessidade do homem sem Cristo.