QUE É IGREJA? (Mt. 16. 18)
Observe que Jesus não disse: "...edificarei a tua igreja..." a sua declaração é: "...Edificarei a minha igreja..." portanto, antes de qualquer coisa, devemos ter em mente, que a Igreja é uma instituição divina, Foi Jesus quem a instituiu, e a ele pertence. Por isso, "as portas do inferno não prevalecerá contra ela"
1. DEFINIÇÃO DA PALAVRA IGREJA:
A Bíblia apresenta vários nomes, para identificar a Igreja.
1. No velho testamento - O velho testamento emprega duas palavras para designar a igreja, a saber, qahal (ou kahal), derivada de uma raiz, qal (ou kal) obsoleta, significando chamar, edhah, de ya dah, indicar ou encontrar-se ou reunir-se num lugar indicado. Consequentemente vemos ocasionalmente a expressão qehal edhah, isto é, a assembléia da congregação, (Ex.: 12:6; Nm. 14:5; Jr. 26:17). Vê-se que, às vezes, a reunião realizada era uma reunião de representantes do povo (Dt 4:10; 18:6 comp. 5:22, 23; 1 Rs 8:1, 2, 3,5; 2 Cr 5, 2- 6).
Synagoge é a versão usual, quase universal, de edhah na Setuaginta, e é também a versão usual de, qahal no Pentateuco. Nos últimos livros da Bíblia (Velho testamento), porém, qahal é geralmente traduzida por ekklesia. Schuerer afirma que o judaísmo mais recente já indicava a distinção entre synagoge como designativo da congregação de Israel como uma realidade empírica, e ekklesia como o nome da mesma congregação considerada idealmente.
2. No novo testamento - O novo testamento também tem duas palavras, derivadas da Septuaginta, quais sejam ekklesia, de ek e Kaleo, chamar para fora; convocar, e synagoge, de syn e ago, significando reunir-se ou reunir. Synagoge é empregada exclusivamente para denotar, quer as reuniões religiosas dos judeus, quer os edifícios em que eles se reuniam par o culto público, ( Mt 4:23; At. 13:43; Ap 2:9 ; 3:9). O termo Ekklesia, porém, geralmente designa a igreja neotestamentária, embora em uns poucos lugares denote assembléias civis comuns, (At. 19:32, 39,4l). No novo testamento, Jesus foi o primeiro a fazer uso da palavra, e Ele a aplicou ao grupo dos que se reuniram em torno dele, ( Mt 16:18), reconheceram-no publicamente como seu Senhor e aceitaram os princípios do reino de Deus . Mais tarde, como resultado da expansão da igreja, a palavra adquiriu várias significações. Igrejas foram estabelecidas em toda parte; e eram também chamadas Ekklesiai, desde que eram manifestações da Igreja Universal de Cristo.
A) Com muita freqüência a palavra ekklesia designa um círculo de crentes de alguma localidade definida, uma igreja local, independentemente da questão se esses crentes estão reunidos para o culto ou não. Algumas passagens apresentam a idéia de que se acham reunidos, (At. 5:11; 11:26; 1Co 11:18; 14:19, 28,35); enquanto que outras não (Rm). 16:4; 1Co. 16:1; Gl. 1:2; 1Ts. 2:14, etc.
B) Nalguns casos, a palavra denota o que se pode denominar ekklesia doméstica, igreja na casa de alguma pessoa. Ao que parece nos tempos apostólicos, pessoas importantes por sua riqueza ou por outras razões separavam em seus lares um amplo cômodo para o serviço divino. Acham-se exemplos deste uso da palavra em (Rm. 6:23; 1Co. 16:19; Cl. 4:15; Fm. 2).
Finalmente, em seu sentido mais compreensivo, a palavra se refere a todo o corpo de fiéis, quer no céu, quer na terra, que se uniram ou se unirão a Cristo como seu Salvador. Este uso da palavra acha-se principalmente nas cartas de Paulo aos Efésios e aos Colossenses, mais frequentemente na primeira destas (Ef. 1:22; 3:10, 21; 5:23-25 27,32; Cl. 1:18, 24).
2. DOIS SENTIDOS DO TERMO IGREJA NA BIBLIA:
- A Igreja Universal (No sentido geral)
Este termo se refere a todo o povo de Deus. Todos os salvos em Cristo, formam a Igreja. É o “Corpo de Cristo”, é um “Organismo vivo”. Há vários textos que aparece a Igreja no sentido geral (ITm 3.15; Rm 16.23; Mt 16.18)
- A Igreja Local (No sentido restrito)
Este termo se refere a Igreja como uma organização. É a igreja visível. A maioria dos casos em que aparecem a palavra Ekklesia, refere-se a igreja local. Isto é; um grupo de crentes professos, batizados, que se reúnem em determinado lugar, para o culto público, mutua instrução na Palavra de Deus.
a) Há casos em qe esse termo aparece na Bíblia de maneira clara: (At 5.11;8.1; Rm16.1;1Co .2; Hb 0.25: Ap 2.1).
b) Há casos em que este sentido aparece nas Escrituras, de maneira não muito clara, porém implícito, como: (Mt18.17; At 14.23; Rm 6.4; 1 Co 11.16 e etc)
3. COMO SURGIU A IGREJA?
Não há na Bíblia, um texto que mostre a organização da igreja como nós a conhecemos hoje. Cristo mesmo não organizou a Igreja; isto foi trabalho dos apóstolos, após o pentecostes. Todavia, o governo já existia antes. Três pessoas podem constituir uma igreja e administrar as ordenanças. As opiniões divergem quanto a organização.
Fischer, destaca três períodos na vida da Igreja:
1. Pré-natal – Quando a igreja tinha a presença de Jesus corporal de Cristo.
2. Infância – Quando ainda estava vivendo sob a tutela de Cristo, preparando-se para uma vida independente.
3. Maturidade – Quando a Igreja já tem o seu corpo de doutrinas, bem como os seus oficiais e está apta para dirigir-se.
Strong tem opinião diferente. Segundo esse teólogo, a igreja já existia antes do pentecostes, embora não tivesse ainda um sistema organizacional definido. (at. 2.47;19.4)
Dr. Mullins, diz que a igreja é o resultado de um processo, com elementos formais e vitais: O batismo, a ceia e a organização visível eram elementos formais. E a vida regenerada, o culto, e os esforços sociais eram elementos vitais.
Conclusão:
O que temos no Novo testamento, um processo espiritual, construtivo, que vai se desenrolando à nossa vista. Fica bem claro para nós hoje, a Igreja como organismo vivo, o corpo de Cristo, formado por tiodos os salvos em toda parte, e que aguarda a gloriosa volta de Jesus. E a igreja como organização, uma igreja local, visível, formada por pessoas regeneradas, que se reune para adorar ao Senhor